APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE
CONTRIBUA COM PIX DE QUALQUER VALOR PARA CHAVE IMAIL ABAIXO
expressobrazilnews@gmail.com
ou pix para o número (85) 99945-3280
O ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Eduardo Tagliaferro, foi detido pela polícia italiana nesta quarta-feira (1º). A informação foi confirmada pela defesa do ex-servidor, que relatou que ele foi levado para uma delegacia e pode estar sujeito a medidas restritivas de circulação. Ainda não há confirmação oficial se trata-se de prisão ou apenas de notificação judicial.
Tagliaferro ficou conhecido após fazer críticas e acusações contra Moraes, inclusive durante audiência por videoconferência na Câmara dos Deputados, na semana passada. O ex-assessor afirmou que o ministro teria conduzido uma “perseguição” contra a direita nas eleições de 2022. Sua detenção acontece em meio ao pedido de extradição feito pelo Brasil, já encaminhado ao governo italiano.
A Procuradoria-Geral da República denunciou Tagliaferro em agosto por crimes como violação de sigilo funcional, obstrução de investigação, coação no curso do processo e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Ele é acusado de vazar mensagens internas do gabinete de Moraes e de ameaçar revelar novos documentos sigilosos fora do país.
Com cidadania italiana, Tagliaferro se mudou para a Europa alegando perseguição judicial no Brasil. Sua defesa afirma que a condução pela polícia italiana ocorreu sem mandado, e que irá buscar mais informações sobre as medidas adotadas. O caso deve aumentar a tensão entre autoridades brasileiras e italianas sobre sua permanência no país.
Jornalismo independente com credibilidade veracidade sem maquiagem sem filtro com nosso Repórter Investigativo Emerson Ferreira
Siga a gente e tenha acesso a temas não abordados pela grande mídia brasileira.
APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE
CONTRIBUA COM PIX DE QUALQUER VALOR PARA CHAVE IMAIL ABAIXO
expressobrazilnews@gmail.com
ou pix para o número (85) 99945-3280