APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE
CONTRIBUA COM PIX DE QUALQUER VALOR PARA CHAVE IMAIL ABAIXO
expressobrazilnews@gmail.com
ou pix para o número (85) 99945-3280
O senador Chris Murphy (D-CT) tem liderado a carga para defender a USAID. Aqui ele é listado como o principal ponto de contato do “Hill Outreach” para um programa NED financiado pela USAID para “desestabilizar a política de Bangladesh” financiando festivais de dança transgênero e grupos de rap de Bangladesh.
E você pensou que a USAID era só para distribuir arroz, feijão e remédios, não é?
Bem, não exatamente. Há também o fomento de "revoluções coloridas", o financiamento do Hamas, da Al Qaeda, do ISIS e do complexo de censura.
Ah, e desestabilizar a Romênia, e... que tal um golpe em Bangladesh? Nada como um bom golpe para alegrar seu dia.
Não sei muito sobre a política de Bangladesh, exceto pelo fato de que os bengaleses parecem gostar de estuprar jovens inglesas, mas aparentemente o governo dos EUA não gostou muito da primeira-ministra, então eles passaram meses fomentando uma revolução para substituí-la.
Documentos vazados revelam que antes da derrubada da primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, o Instituto Republicano Internacional, financiado pelo governo dos EUA, treinou um exército de ativistas, incluindo rappers e "pessoas LGBTQI", até mesmo organizando "apresentações de dança transgênero", para alcançar uma "mudança de poder" nacional. A equipe do instituto disse que os ativistas "cooperariam com o IRI para desestabilizar a política de Bangladesh".
Em 5 de agosto, meses de protestos violentos de rua finalmente derrubaram a primeira-ministra eleita de Bangladesh, Sheikh Hasina. Quando os militares tomaram o poder e anunciaram a imposição de uma chamada "administração interina", imagens de vídeo mostraram Hasina fugindo para a Índia a bordo de um helicóptero. Enquanto grandes multidões de estudantes manifestantes invadiam o palácio presidencial, os meios de comunicação ocidentais e muitos de seus consumidores de tendência progressista aplaudiram a rebelião, enquadrando-a como uma derrota decisiva do fascismo e a restauração do governo democrático.
O substituto de Hasina, Muhammad Yunus, é um antigo membro da Clinton Global Initiative que recebeu um Prêmio Nobel por ser pioneiro na prática duvidosa de microcrédito. Enquanto Yunus aclamou o movimento de protesto "meticulosamente projetado" que o colocou no poder, Hasina acusou pessoalmente Washington de trabalhar para removê-la do poder por sua suposta recusa em permitir uma base militar dos EUA em território de Bangladesh. O Departamento de Estado rejeitou as alegações de interferência dos EUA como "risíveis", com o porta-voz Vedant Patel dizendo aos repórteres que "qualquer implicação de que os Estados Unidos estavam envolvidos na renúncia de Sheikh Hasina é absolutamente falsa".
Mas agora, documentos vazados revisados pelo The Grayzone confirmam que o Departamento de Estado foi informado dos esforços do Instituto Republicano Internacional (IRI) para promover uma missão explicitamente declarada de “desestabilizar a política de Bangladesh”. Os documentos são marcados como “confidenciais e/ou privilegiados”.
O IRI é uma subsidiária do National Endowment for Democracy, administrada pelo Partido Republicano, que tem impulsionado uma série de operações de mudança de regime em todo o mundo desde que foi concebida no escritório do diretor da CIA, William Casey, há mais de quarenta anos.
Os arquivos recém-descobertos revelam como o IRI gastou milhões na preparação para a derrubada de Hasina, secretamente treinando partidos de oposição e estabelecendo uma rede de mudança de regime concentrada entre a juventude urbana do país. Entre os soldados de infantaria da linha de frente do Instituto administrado pelo Partido Republicano estavam rappers, líderes de minorias étnicas, ativistas LGBT apresentando “performances de dança transgênero” na presença de funcionários da embaixada dos EUA – todos preparados para facilitar o que o recorte de inteligência dos EUA chamou de “mudança de poder” em Bangladesh.
Não sei como os republicanos (o beneficiário do financiamento da USAID que derrubou Hasina é liderado por republicanos) decidiram financiar ativistas LGBT e apresentações de dança transgênero, mas é isso.
Ironia das ironias, o senador democrata Chris Murphey, que está gritando mais alto para defender a USAID, foi o contato do Congresso que supervisionou a operação. Acho que a mudança de regime é divertida, e ele quer manter seus dedos na torta.
É tudo uma grande família feliz, não é? Os democratas escolhem quem depor em um país, os republicanos em outro.
Mais de 250 pessoas foram mortas na violência que a "desestabilização da política de Bangladesh" provocou, mas pelo menos um membro da Clinton Global Initiative chegou ao poder, então temos isso a nosso favor.
O IRI opera em Dhaka desde 2003, ostensivamente “para ajudar partidos políticos, funcionários do governo, sociedade civil e grupos marginalizados em sua defesa de maiores direitos e representação”.
Na realidade, como os documentos deixam bem claro, o IRI financiou e treinou uma ampla estrutura política paralela, composta por ONGs, grupos ativistas, políticos e até mesmo artistas musicais e visuais, que podem ser mobilizados para incitar a agitação caso o governo de Bangladesh se recuse a agir conforme exigido.
Os protestos estudantis de 2018 e a vitória eleitoral esmagadora da Liga Awami de Hasina em dezembro do mesmo ano parecem ter inspirado as aspirações de mudança de regime do IRI. Em 2019, o Instituto começou a conduzir pesquisas para informar sua “avaliação de base” do país, que consistiu em “48 entrevistas em grupo e 13 entrevistas individuais com 304 informantes-chave”. No final, “a equipe do IRI… identificou mais de 170 ativistas democráticos que cooperariam com o IRI para desestabilizar a política de Bangladesh”, de acordo com um relatório do IRI que foi submetido ao Departamento de Estado.
Adoro o cheiro da mudança de regime pela manhã.
E, você notou, as táticas usadas aqui parecem notavelmente similares ao que a elite transnacional fez na corrida para a eleição de 2020? É por isso que a USAID estava canalizando fundos para o BLM?
Claro que sim. Temos um "verão de amor" e uma mudança de regime aqui mesmo em casa.
O relatório, que documentou as atividades do IRI no país entre março de 2019 e dezembro de 2020, mostra que a campanha de mudança de regime do governo dos EUA aumentou significativamente após a "vitória desequilibrada" de Hasina. Sua administração, eles declararam, havia se tornado "entrincheirada" e sua "posição política" havia se "solidificado".
Enquanto isso, o IRI concluiu que a oposição do BNP tinha “falhado em mobilizar com sucesso” seus apoiadores. As tentativas do partido de “fomentar movimentos de rua” fracassaram, e ele permaneceu “marginal”, deixando o “poder… inalterado” da Liga Awami. No entanto, o IRI considerou o BNP como “ainda o partido mais provável para impulsionar uma mudança de poder no futuro”.
A ideia de que essa mudança política poderia ser alcançada por meio das urnas, no entanto, não pareceu ser levada em consideração. Com o BNP aparentemente muito "violento, insular, rígido e hierárquico" para vencer uma eleição, o IRI propôs, em vez disso, um "projeto de empoderamento social de base ampla que fomentasse e expandisse fóruns locais e não tradicionais centrados no cidadão para engajamento político". Em outras palavras, mobilizações de rua.
Grande parte do fascínio do IRI pelos protestos de rua e pela comunicação online é explicado em um relatório interno separado intitulado “Mídias sociais, protesto e reforma na era digital de Bangladesh”, que declarou que os estudantes de Bangladesh “novamente lideraram os movimentos de protesto mais vibrantes do país, com a ajuda de uma ferramenta que seus antecessores não tinham: a internet”.
“No futuro, o IRI pretende expandir seu trabalho com estudantes universitários em todo o país”, declarou o relatório.
Ah, sim. Seus amigos violentos, insulares, rígidos e hierárquicos não podem ganhar uma eleição, então mobilize os estudantes para fazer o trabalho.
Você notou muitos protestos estudantis em algum lugar mais próximo de casa financiados pela parceira da USAID, a Tides Foundation? Acho que ouvi falar de alguns.
“Pessoas LGBTI” como tropas de choque para mudança de regime nos EUA
O IRI também apoiou uma variedade de “artistas socialmente conscientes”, que chamou de “ator subutilizado” para propósitos de mudança de regime. “Enquanto [organizações da sociedade civil] tradicionais enfrentam pressão constante, artistas e ativistas individuais são mais difíceis de suprimir e podem frequentemente atingir um público mais amplo com suas mensagens democráticas e reformistas”, destacou o Instituto.
Mas os esforços de propaganda de Washington não foram deixados apenas para artistas individuais. O IRI também escreveu que identificou três “comunidades marginalizadas” para servir como tropas de choque em questões polêmicas – “Biharis, grupos étnicos das planícies e pessoas LGBTI”.
No total, entre 2019 e 2020, “o IRI concedeu 11 bolsas de advocacia a artistas, músicos, performers ou organizações que criaram 225 produtos de arte abordando questões políticas e sociais”, que ele alegou terem sido “vistos quase 400.000 vezes”. Além disso, o Instituto se gabou de que “apoiou três organizações da sociedade civil (OSCs) de comunidades LGBTI, Bihari e étnicas para treinar 77 ativistas e envolver 326 cidadãos para desenvolver 43 demandas políticas específicas”, que foram aparentemente “propostas a 65 funcionários do governo”.
Entre outubro e dezembro de 2020, o IRI sediou três “ performances de dança transgênero ” separadas pelo país. De acordo com o relatório, “ o objetivo da performance era construir autoestima na comunidade transgênero e aumentar a conscientização sobre questões transgênero entre a comunidade local e autoridades governamentais ”. Na performance final, na cidade de Dhaka, a Embaixada dos EUA enviou seu “vice-cônsul geral e vice-diretor do Escritório para Democracia, Direitos e Governança” para participar.
Mobilizando ativistas transgêneros para mudança de regime. FFS. Parece familiar de novo...
Você deveria ler o relatório porque ele é irritante à primeira vista e especialmente irritante porque todas as táticas que ele descreve são espelhadas em coisas que acontecem aqui nos Estados Unidos.
Jornalismo independente com credibilidade veracidade sem maquiagem sem filtro com nosso Repórter Investigativo Emerson Ferreira
Siga a gente e tenha acesso a temas não abordados pela grande mídia brasileira.
vemnha participa CHAT PORTAL EXPRESSO BRAZIL NEWS. Esteja atento as nossas regras do grupo. Contribua com o seu conhecimento e lembre-se de manter o respeito acima de tudo
https://t.me/+bNfDjx-m_EA0NjI5